Thursday, April 28, 2011

Voltando ao Facebook... E ao Twitter?

No post sacrifício virtual para uma quaresma real eu falei das razões que me levaram a deixar de usar o Facebook e o Twitter durante a quaresma. Passados 2 dias do seu final, voltei ao Facebook. Respondi os comentários deixados no meu último status e basicamente respondi algumas mensagens ainda não lidas.

Depois disso passei meus olhos por algumas das últimas atualizações e senti a mesma coisa de antes! Já fui logo explicando que o meu Facebook não está conectado ao meu email e que para quem tem urgência na resposta o email e a sms são as melhores opções. 

Sim, pois achei melhor deixar de receber emails todas as vezes que alguém comenta um status ou uma foto. Não que eu não goste de receber feedback. Muito pelo contrário. A questão é que se você opta pela notificação via email de cada um deles você acaba ficando escravo do Facebook. E por que não dizer viciado em Facebook também? 

Dependência é algo que me incomoda. O cigarro me incomodava muito por essa razão também. O uso constante de redes sociais parece ter causado o mesmo: dependência e incômodo. Por isso a pausa na quaresma foi tão positiva. O meu relacionamento com o Facebook definitivamente não será como antes, embora ele tenha suas vantagens.

Quanto ao Twitter, li os últimos tweets de algumas pessoas que sigo, logo após o retorno ao Facebook. A maioria deles continha reclamações. Twitter virou uma espécie SAC global. Por um lado isso é benéfico, pois alerta os próximos consumidores, quando de fato trata de relações de consumo ou de produtos, mas por outro lado só beneficia o próprio ser que tuíta quando a reclamação representa um desabafo.

Assim, à princípio, eu nem cheguei a tuitar. Voltei mais tarde, pois tinha sido inspirada pela lua cheia, que estava avermelhada e linda. Podem ser os hormônios da gravidez que estão me deixando menos tolerante. Talvez agora eu realmente esteja precisando de muita paz e tranquilidade e, por isso, me irrite ou me desinteresse por certas coisas.

De qualquer sorte, o reclamar por reclamar e a tiração de onda parecem ser ainda mais comuns no mundo virtual, por isso as redes sociais devem ser usadas com moderação.