Thursday, September 04, 2008

Visto estendido

Ontem fomos à Imigração em Galway, um dia após recebermos a carta do Ministério da Justiça. O oficial carimbou o meu passaporte com visto de permanência até o último dia de validade do passaporte: 15 de abril de 2013 e disse que se eu estiver aqui até lá posso dar entrada no pedido de naturalização/cidadania irlandesa. Que diferença!

No ano passado, quando eles deveriam ter feito isso, nos mandaram de volta para casa após recusarem a extensão do meu visto e disseram que eu tinha que preencher um formulário chamado EU1 e mandar para o Ministério da Justiça e esse nos informou que o tempo de processamento do meu visto era 6 meses e ainda exigiu que eu tivesse plano de saúde e que eu comprovasse que tinha morado em outro país europeu antes.

Essa melhora e reconhecimento do direito do não-europeu casado com europeu de permanecer na Irlanda deve-se à decisão da corte máxima européia no caso (processo) Metock, que é o sobrenome de um dos 4 africanos autores da ação.